Olhar Brasileiro
Banner 728x90


PEDÁGIOS (PORTAGENS) EM PORTUGAL

Utilizando o Via Verde nas Autoestradas

As autoestradas em Portugal são de excelente qualidade, porém quase todas têm pedágios (portagem: termo usado em Portugal - veja nosso minidicionário). Você pode pagar na cabine de cobrança ou usar a comodidade do passe eletrônico Via Verde.

A Via Verde é um sistema de cobrança electrónica desenvolvido pela Universidade de Aveiro e utilizado em Portugal. Este sistema pode ser utilizado em pedágios, estacionamentos e em postos de abastecimento da Galp Energia em todo o país. Além disto, oferece descontos e vantagens aos usuários.

Nas praças de pedágio existem passagens especiais que são destinadas aos portadores do dispositivo. Ao passar pela via exclusiva um identificador eletrônico colado ao para-brisas do veículo faz a cobrança do valor do pedágio que é debitado diretamente na conta bancária do cliente. Se o identificador não for válido, não estiver ativado ou não existir, o veículo infrator é fotografado e é multado.

Vale a pena usar, onde existir, os passes de pedágio do sistema Via Verde. Além de ser mais prático o pagamento, nada melhor do que passar direto pelo pedágio em uma via exclusiva para pagamentos automáticos e ver do lado filas enormes de carros parados com gente pagando em espécie e demorando para contar as moedinhas. rs

Entretanto, há um custo do dispositivo. Este custo não é alto. Há, atualmente (janeiro de 2017), três modalidades de aquisição.
➢ Aluguel: Paga-se 0,70 de euro por mês que utilizar. É a modalidade ideal para quem utiliza pouco. O mês que não utilizar não paga nada. O equipamento tem garantia vitalícia que inclui troca gratuita de pilhas, assistência em caso de avaria e substituição do identificador pelo modelo mais recente.
➢ Aluguel: Paga-se uma anuidade de 8,00 euros. Está em promoção. O primeiro ano é gratuito e depois cobra-se apenas 7,00 por ano. O equipamento tem garantia vitalícia que inclui troca gratuita de pilhas, assistência em caso de avaria e substituição do identificador pelo modelo mais recente.
➢ Compra: Paga-se 22,00 euros e fica livre de anuidades para o resto da vida. O equipamento vem com dois anos de garantia. Depois disto, se o equipamento estragar o custo do conserto é por conta do usuário.

Então, muitas vezes é uma questão de custo-benefício. Economizar no aluguel do aparelho ou ter um pouco mais de comodidade. Vale ressaltar que em Portugal o uso destes dispositivos torna-se praticamente indispensável pois, algumas autoestradas não têm cabine de pedágio, apenas câmeras. Se você não tem o dispositivo eletrônico (Via Verde) você tem até 5 dias para ir aos correios com o número da placa do carro e pagar os pedágios correspondentes, o que não é nada prático, principalmente durante as férias.

Aderir é simples e rápido. Basta fazer o cadastro no site da Via Verde informando o NIF, o email, que será utilizado para envio do extrato com a utilização e devidas cobranças, e os dados básicos do utilizador tais como: dados pessoais, endereço e dados do veículo.

Após o cadastro, que não leva mais do que dez minutos, efetua-se o pagamento. Você pode escolher entre três formas de entrega do dispositivo:
➢ Você pode buscar em ponto de entrega após 24h-48h de efetivado o pagamento ou pedido (caso tenha optado pela modalidade de aluguel). Há no site uma lista dos postos de entrega. Não há custo de envio.
➢ Envio Standard: Entrega através dos correios, num prazo máximo de 10 dias úteis após a expedição. Não há custo de envio.
➢ Envio urgente: Entregue em 2 dias úteis para Portugal Continental, nos dias úteis, após efetivado o pagamento ou pedido (caso tenha optado pela modalidade de aluguel). Há um custo de envio de 5,00 euros.

Nós optamos por buscar o dispositivo pois o posto de entrega ficava muito próximo à nossa residência. Muito fácil e prático. Recebemos um sms com a confirmação de que o dispositivo se encontrava disponível no posto de entrega. Então, basta ir ao local com identificação e o número do protocolo e pegar o dispositivo. Então é necessário fazer a ativação do dispositivo. Muito fácil, veja como fazer isto no vídeo abaixo.


Já pode colar o dispositivo no parabrisa e usar.

Caso necessite de alugar um carro em Portugal, vale a pena contratar um que tenha o dispositivo. Leia mais sobre alugar um carro em Portugal aqui.

Acompanhe também os vídeos complementares ao OLHAR BRASILEIRO no canal FICOU MAIS FACIL VIAJAR, mande-nos a sua pergunta ou sugestão de assunto para as novas gravações para o e-mail: olharbrasileiro@ficoumaisfacil.com.br e troque experiências no nosso grupo do Facebook: Olhar Brasileiro em Braga - Portugal.

Viaje conosco nesse olhar!