Olhar Brasileiro
Banner 728x90


PREPARANDO-SE PARA O INVERNO EUROPEU

Assita a estas dicas!

1 / 3
2 / 3
3 / 3

Compre seus ingressos aqui:

Ingressos Baratos

No período do outono europeu, já conseguimos perceber as temperaturas caindo aos poucos. É o anúncio que o inverno está chegando e com ele muito frio, chuva e neve. É hora de começar a preparar os agasalhos, roupas de camas, aquecedores, lareiras e claro, um bom vinho.

Se você estiver se organizando apenas para passear pela Europa no outono, já traga agasalhos mais quentes, pois durante as manhãs e as noites já irá precisar. Se a sua viagem já for em pleno inverno então se prepare com as dicas que iremos dar a seguir, assunto específico deste texto.

Aconselhamos para quem vai chegar no inverno, que já traga alguns itens do Brasil. Afinal, você irá chegar e já sentir um impacto grande do tempo gelado por aqui. O problema, é que existe um intervalo de tempo entre a chegada e a compra. Ou você pensa em descer no aeroporto e já ir para compras? Não dá! Como também não dá para enfrentar o frio daqui, com os nossos agasalhos do inverno brasileiro. Então, providencie o básico ainda no Brasil e depois faça as compras de inverno aqui mesmo, pois sem dúvidas o vestuário é mais adequado e os preços mais atrativos, além de aliviar as malas, pois esses agasalhos embora sejam leves, são muito volumosos. E lembre-se, mesmo que no Brasil pareça absurdo, traga na mão ou na mala de mão esses itens; casaco reforçado, touca, cachecol e luvas. Isso é importantíssimo para quem vem com crianças, mas os adultos também devem ficar atentos as dicas.

Ainda no Brasil é possível comprar esses itens. Para quem tem a loja Decathlon por perto, melhor ainda, pois são os mesmos itens e os preços, mesmo no Brasil, são muito bons! Para quem é de BH, temos uma no Minas Shopping. Caso não tenha, informe-se sobre uma boa opção na sua cidade. Se estiver a passeio, não se preocupe em comprar muitos agasalhos, afinal, no Brasil você não irá usá-los...

Para quem está vindo para morar, mesmo que seja com tempo determinado para estudos, terá que providenciar mais coisas:

VESTUÁRIO:
Providencie roupas adequadas! Seja na Decathlon, na Primark, na Sport Zone, nos supermercados ou em qualquer estabelecimento que encontre um bom preço e qualidade. Então pesquise! Sempre tem promoções! E lembre-se que o que vai lhe aquecer é o tecido adequado e não a quantidade de roupa. Então:
  🗸 Compre agasalhos adequados, para frio e também tenha algum impermeável (lembre-se das chuvas e da neve em alguns lugares).
  🗸 Compre blusas de malha polar, para usar por baixo dos casacos e outras roupas térmicas (segunda pele) para usar por baixo dos agasalhos e das calças. Seu jeans não será o suficiente e nem um moletom.
  🗸 Tenha toucas, cachecóis, luvas e meias mais quentes, a disposição.
  🗸 Botas de couro serão sempre uma ótima opção. Ou então, sapatos impermeáveis. Aqui em Braga que chove MUITO, é fundamental!
  🗸 Se vai para local que neva, providencie calçados adequados, caso queira permanecer em pé. Rsrsrs... Aqui em Portugal, isso é desnecessário.
  🗸 Capas de chuvas são sempre bem-vindas e úteis. Principalmente para as crianças.

ROUPA DE CAMA
A roupa de cama especial, na verdade só será necessária se o seu sistema de aquecimento não for o suficiente. É possível encontrar no Espaço Casa, no IKEA, na Primark, em supermercados... Enfim, pesquise! Caso precise:
  🗸 Invista em roupas de cama polares ou térmicas, com elas não precisará de cobertores grossos e pesados.
  🗸 Tem também opções de edredons para temperaturas mais baixas, inclusive negativas para quem não gosta de cobertores.

EM CASA
Caso o seu imóvel não tenha sistema de aquecimento central, alguns cuidados especiais deverão ser tomados para enfrentar o frio sem muito sofrimento, entre eles:
  🗸 Se tiver lareira, use e abuse. Além de todo o seu encanto, ela será uma grande aliada para lhe proteger do frio e para proteger o seu bolso. Irá fazer um pouco mais de sujeira e defumar a casa, mas irá trazer momentos inesquecíveis em família, a dois ou com amigos. A combinação lareira e vinho pode ser bem interessante!
  🗸 Aquecedores a óleo são uma boa opção, mas lembre-se que são elétricos e irão alterar bastante a sua conta de luz.
  🗸 Aquecedores a gás podem ser uma boa opção para aquecer de uma forma segura e econômica.
  🗸 Analise se a SALAMANDRA é uma boa opção para a sua casa para substituir os aquecedores elétricos ou a gás. Lembrando sempre que é necessário a existência de tubulação de exaustão dos gases.
  🗸 Use aquecedores portáteis no banheiro.
  🗸 Use e abuse dos tapetes. Eles ajudam a manter a casa aquecida, ajudando na economia ao usar os aquecedores.
  🗸 Mantenha as janelas fechadas e feche as persianas mais cedo, para preservar a temperatura aquecida da casa.

ENERGIA
Para quem usa aquecedores elétricos, em geral, vale a pena ligar para a companhia de energia e solicitar a mudança do tarifário para bi-horário. Nós usamos a EDP que pode ser acessada on-line ou por telefone (linha de Apoio Comercial - 808 505 505 (das 8h às 20h todos os dias úteis).
A tarifa bi-horária tem preços diferenciados do kWh dependendo do horário de utilização. São três leituras, portanto, é preciso que sua residência tenha um medidor que seja um modelo que apresente as três leituras: Vazio, Ponta e Cheia.
As horas de Vazio são aquelas das horas do período noturno e fins-de-semana, em que é mais frequente a utilização de eletrodomésticos de grande consumo de energia, tais como máquinas de lavar roupa e louça, forno elétrico ou aquecimento.
Existem variações do tipo de tarifa bi-horário. O ciclo semanal, com 76 horas de vazio (tarifa mais barata) por semana, em que de Segunda a Sexta-feira, existem 7 horas de vazio por dia (das 00:00 h até as 07:00), enquanto que aos Sábados esse valor é de 17 horas e aos Domingos corresponde a 24 horas. Este ciclo semanal favorecerá, em princípio, quem utiliza, com maior intensidade eletricidade aos fins-de-semana.
Existe, também, o ciclo diário em que o horário de vazio é sempre de 22:00 às 08:00 durante os sete dias da semana.
Apesar do custo da energia ser, para a mesma potência contratada, ligeiramente superior ao custo da tarifa simples, os ganhos conseguidos em termos do custo dos consumos de energia, inferiores em cerca de 45%, nas horas de vazio, permitem normalmente uma economia significativa. Os valores exatos dependem da potência contratata, do tipo de contrato, etc. Entretanto, é importante fazer as contas com base em seu padrão de consumo para verificar a melhor tarifa para seu caso específico.
Outra dica é enviar mensalmente a leitura para a empresa. Desta forma não haverá sustos, já que em geral as empresas fazem leituras a cada dois meses e cobram pela média das leituras. Isto pode causar algumas alterações na cobrança. Porém, é muito fácil pois pode ser feita por telefone, em formulário on-line ou pelo aplicativo da EDP.
Aplicativo EDP   Aplicativo EDP

A adesão a esta tarifa é gratuita e pode ser efetuada preenchendo o formulário de adesão ou por telefone 808 505 505.
Será agendada uma visita para leitura e conferência do medidor e a partir de então a cobrança passa a ser diferenciada.
De qualquer maneira, uma boa dica é colocar a cobrança em débito automático para fazer juz a um desconto de 5% na tarifa. Isto no caso da empresa EDP.

DIA A DIA
Todos os shoppings, estabelecimentos, escolas... são aquecidos. Portanto acostume-se a colocar e tirar agasalhos, cachecóis e luvas o tempo todo. Isso é uma rotina no inverno europeu. Além dos guarda chuvas e capas de chuvas. É uma loucura!!!
A estação favorece o consumo de sopas, chocolates quentes e tudo mais que lhe aqueça internamente. Aproveite! O inverno tem seus encantos e suas gostosuras... e estando vestido, calçado e no ambiente adequado, pode se tornar uma estação bem especial!

Que venha o inverno!

Acompanhe também os vídeos complementares ao OLHAR BRASILEIRO no canal FICOU MAIS FACIL VIAJAR, mande-nos a sua pergunta ou sugestão de assunto para as novas gravações para o e-mail: olharbrasileiro@ficoumaisfacil.com.br e troque experiências no nosso grupo do Facebook: Olhar Brasileiro em Braga - Portugal.

Viaje conosco nesse olhar!