Olhar Brasileiro
Banner 728x90


ALUGUEL DE IMÓVEIS

Alugar, ou seja, arrendar aqui em Portugal é relativamente simples. Mas é preciso paciência e tempo para fazer uma boa escolha. Ao procurar o imóvel, você já deverá ter resolvido algumas documentações, como o NIF por exemplo.

É possível arrendar através de imobiliária ou diretamente com o proprietário. Vamos escrever sobre arrendamento por imobiliária, uma vez que, direto com proprietário, muita coisa poderá ser acordada individualmente.

Para os arrendamentos é usual ser necessário um avalista, e um calção de dois meses, mas como normalmente os estrangeiros não tem, é comum pedir um adiantamento para segurança do negócio. Esse adiantamento pode variar de 2 meses a um ano, dependendo do proprietário. Vamos supor que você tenha adiantado seis meses, antes de sair, você deixará de pagar seis meses antes. Logo, embora usa-se o termo calção, o que ocorre é um adiantamento, pois você não pegará esse dinheiro de volta, na verdade, ele já é parte do seu aluguel pago.

Mesmo o aluguel sendo feito via imobiliária, quem defere o negócio é o proprietário. Assim que você escolhe o imóvel, você fará uma carta de apresentação sua para a imobiliária encaminhar ao proprietário, junto a documentação. Nessa carta, você precisará mostrar que terá condições de assumir o aluguel e que é uma pessoa de boa índole. Esse procedimento é muito engraçado para nós! Quando fomos fazer a nossa, perguntei se era para anexar nossos contracheques do Brasil, para provar o que descrevíamos na carta e não... o importante para eles não era a renda e sim nossa formação. Enfim, isso pode ser totalmente diferente em outras imobiliárias, pois vimos que em algumas, ela mesmas preenchem essa carta. Muita coisa da nossa carta, eles mesmos colocaram, registrando aquilo que era relevante para eles. Então, não precisamos comprovar renda, mas é fundamental mostrar que somos pessoas do bem. A resposta do proprietário poderá levar até uma semana. A nossa veio em dois dias. Depois do aceite, será agendado um encontro com o proprietário para assinatura do contrato e entrega das chaves.

Nem sempre a entrada é imediata. Normalmente os imóveis veem com a cozinha completa (fogão, exaustor, geladeira e as vezes até máquina de lavar roupa). No nosso ainda veio com uma máquina de lavar louça. E o proprietário faz questão de providenciar tudo! Se estiver mais velho, é comum trocarem por novos antes da sua entrada. Eles providenciam uma faxina antes também. Ou seja, você entra com o imóvel pronto para uso, necessitando apenas da limpeza diária.

Normalmente, a luz, água e gás precisarão ser ligados. E detalhe, quando dizemos sem luz, estamos dizendo inclusive sem boquilhas... isso é muito comum. E o gás, pode levar até 15 dias para ser ligado, pois para ele é obrigatório uma vistoria nas instalações, que você pagará por volta de 60,00 euros. Verifique na sua cidade o local para isso. Aqui em Braga, é tudo na Loja do Cidadão, ao lado do Palácio do Raio, próximo à Praça da República. Para saber mais, leia o nosso texto sobre esse assunto. E se organize (local e financeiro) para esse tempo de preparação para entrada, pois provavelmente você estará hospedado em outro lugar.

Outro fato interessante, é que qualquer coisa que precise de reparo durante a sua permanência, o proprietário resolve. Após a assinatura do contrato, a imobiliária sai de cena e sua conversa passa a ser direta com o proprietário. Como no Brasil, a conversa é via imobiliária, ligamos para a nossa para solicitar uma chave e eles nos disseram que não tinham mais nada a ver com esse imóvel... E realmente, à partir daí, nossas conversas são diretas com o proprietário. Bem diferente! Estamos em dois imóveis com proprietários diferentes e nossas experiências têm sido ótimas! Muito solícitos! Os dois!

É possível encontrar imóveis mobilados com muita facilidade. Isso realmente é uma opção! Assim como alugueis temporários, embora nesse caso, mais comuns em áreas turísticas e beira mar.

Usamos muito esse site www.imovirtual.com para pesquisar preços, mas a nossa escolha foi realmente presencial. Conhecendo os imóveis. Lembrando que os preços podem variar muito conforme a cidade que pretende morar aqui em Portugal.

Uma percepção que tivemos, é que as grandes imobiliárias não fazem questão de atender brasileiros. É comum, ao perceberem no telefone que é brasileiro eles dizerem que não tem mais o imóvel. Passamos também pela situação de quererem determinar o apartamento a ser alugado, colocando empecilhos naqueles que gostávamos. Como bom brasileiro, você logo perceberá essa má vontade. Dê meia volta e procure outra imobiliária. Porque tem muita gente atenciosa em outras.

Ressaltamos aqui, que por não tratarmos de assessoria, estamos registrando as nossas experiências. Você poderá lidar com situações adversas.


Outras opções de pesquisa:

Imobiliária em que arrendamos: Floresta Imobiliária

Imobiliária KW: KW Business

Imobiliária Local: Habita Sonho

Corretor de imóveis: Pedro Sousa

Temporada, casas, apts, quartos: AirBnb

Pela internet: Sapo

Acompanhe também os vídeos complementares ao OLHAR BRASILEIRO no canal FICOU MAIS FACIL VIAJAR, mande-nos a sua pergunta ou sugestão de assunto para as novas gravações para o e-mail: olharbrasileiro@ficoumaisfacil.com.br e troque experiências no nosso grupo do Facebook: Olhar Brasileiro em Braga - Portugal.

Viaje conosco nesse olhar!