Ficou Mais Fácil Ingressos com desconto

Portugal    

Monte do Bom Jesus - Braga

PORTUGAL

    Ficou Mais Fácil: Viajar

Bem Vindo!

Conheça o Monte do Bom Jesus em Braga, a mais mineira das cidades portuguesas. Uma cidade histórica e belíssima no norte de Portugal. A capital iberoamericana da juventude. Viaje conosco e divirta-se com nossas histórias e dicas!

Este portal está em constante atualização, portanto, siga-nos no Facebook e inscreva-se no nosso canal no Youtube, para ser notificado sempre que fizermos novas postagens. Fique em dia com os novos destinos e aventuras. Ajude-nos a manter este portal divulgando o nosso trabalho para seus amigos e parentes.



Monte do Bom Jesus: Pelo olhar de Alexandra

Todo brasileiro mineiro, ou que conheça Minas Gerais, vai imediatamente lembrar das cidades históricas mineiras quando vier a Braga e ver o Monte. O Monte do Bom Jesus é uma visita obrigatória para quem vem passear em Braga. Seja por sua arquitetura barroca encantadora, por toda religiosidade envolvida, ou por todo complexo que ele envolve. Isso mesmo! Engana-se quem pensa que o monte se resume a uma escadaria inesquecível e a uma basílica maravilhosa... Nesse mesmo roteiro é possível viver a experiência de andar em um elevador, único nos dias de hoje nesse sistema de funcionamento, percorrer o percurso sagrado da via sacra, podendo acompanhar os passos dolorosos da paixão de cristo, em um caminho delicioso, conhecer uma gruta lindíssima, com direito a se encantar com as tartarugas livres em seu laguinho, passear por um jardim que mais parece um cenário de cinema, admirar uma vista deslumbrante da cidade de Braga, além de todos os detalhes que vamos percebendo ao caminhar nesse passeio. Tudo isso ao som da natureza, das fontes e das badaladas dos sinos... Espetacular!!!

O monte fica na freguesia de Tenões e para subi-lo, você poderá optar por carro, autocarro ou a pé. Fui de todas as maneiras e confesso que, a mais encantadora, foi a pé... A vantagem de ir de carro, é que dependendo das suas condições físicas, é mais fácil dividir esse passeio em mais dias, para curtir tudo, sem muito esforço físico. Mas se tiver em condições saudáveis, o percurso a pé lhe garantirá uma aventura e tanto e sem muito cansaço... Em todos os pontos do passeio é possível sentar-se e contemplar a natureza. Recomendo que se leve água. Embora tenha muitas fontes pelo caminho, as águas são impróprias para o consumo.

A subida ao monte inicia-se junto a bilheteria do elevador, ao lado do Pórtico do Bom Jesus, entrada ao caminho da peregrinação. Aí já começa uma possível escolha: subir de elevador numa experiência única ou seguir todo o caminho do julgamento até a crucificação do bom Jesus, seguindo a ordem dos acontecimentos. Uma boa opção aqui é subir de elevador e depois descer a pé pela peregrinação. O ponto negativo dessa escolha é ver os acontecimentos em ordem invertida. Mas é uma boa opção para quem quiser fazer todo o passeio em um dia.
Caso opte em dividir o passeio em mais dias, sugiro num dia subir de elevador direto para a basílica e descer a pé e no outro, começar a subida pelo escadório do Pórtico até o primeiro mirante parando para curtir a vista maravilhosa desse lugar. Se achar pesado o passeio para chegar até o Jardim do Monte atrás do Santuário e tiver tempo disponível para retornar, sugiro subir direto até o Hotel do Lago de autocarro ou carro e ir passear pelo jardim, ou subir pelo elevador pagando 2,00 euros pela ida e volta e ir direto para o jardim. Isso claro, se não quiser visitar o jardim no mesmo dia do santuário.


Independente da opção para exploração de tudo que o monte tem a oferecer, a única certeza que posso dar é que irá se apaixonar!

Vou dividir esse passeio em tópicos para tentar mostrar tudo:



O ELEVADOR OU FUNICULAR:


Foi o primeiro funicular construído na Península Ibérica, sendo hoje o mais antigo em serviço no mundo, com o seu sistema de contrapeso de água. Inaugurado em 25 de março de 1882, substituindo uma travessia que era feita sendo puxada por cavalos e quando estava mais cheio, com a ajuda de bois na parte mais íngreme do monte. Em 23 de Maio de 2013 foi classificado como Monumento de Interesse Público.

Você poderá subir, descer ou subir e descer, pagando 1,20 € / ida ou volta; 2 € / ida e volta. O elevador funciona todos os dias e tem estacionamento gratuito em frente a bilheteria. O tempo de viagem é de aproximadamente 4 minutos dependendo do número de passageiros. Cada cabine comporta 38 pessoas, sendo 30 sentadas e 8 em pé. Possui duas cabines e cada uma delas tem um depósito, que é cheio de água quando está lá em cima e esvaziado quando está lá embaixo. A diferença de pesos assim obtida permite a deslocação. A quantidade de água é calculada conforme o número de passageiros nas cabines, a cada viagem, sendo a sua capacidade máxima, aproximadamente 6.000 litros de água. Lá de cima do monte é possível assistir esse processo de enchimento de água e assistir ao vivo uma aula de engenharia. É fantástico acompanhar esse processo!


O SANTUÁRIO:



Essa imponente arquitetura de Carlos Amarante, é possível ser admirada de grande parte das regiões de Braga. Principalmente à noite, quando o santuário fica todo iluminado, numa beleza abençoada. É tão marcante, que serviu de inspiração para outras construções pelo mundo afora, inclusive para o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, Minas Gerais, que curiosamente já traz consigo o título de Patrimônio da Humanidade desde 1885. Já o Santuário do Bom Jesus, desde 20 de julho de 2015, apresentou a candidatura a Património Mundial da Humanidade na Comissão Nacional da Unesco e aguarda a finalização do processo.

É possível entrar, fazer suas orações e apreciar toda a beleza do seu interior. E em seguida, viver a experiência maravilhosa de passear por seus jardins e fontes.

Muitos casamentos são celebrados lá. Já tive o privilégio de ver eles enfeitando a igreja para um casamento e confesso que fiquei encantada, imaginado assistir a uma cerimônia ali.

Lá em cima você encontrará hotéis, restaurantes e lanchonetes. Ao lado da igreja tem casas de banho, mas para usar você irá desembolsar 0,50 cêntimos.

Você também poderá pedir um drink e acompanhar um belíssimo pôr do sol.


O ESCADÓRIO:


Também admirado desde lá debaixo na cidade, em que é possível contemplar parcialmente um desnível de 116 metros divididos em três etapas:

  • O escadório do Pórtico onde encontra-se um arco dando início as primeiras capelas da via sacra do Bom Jesus, num trajeto maravilhoso em meio a uma mata deslumbrante. Fica bem ao lado da bilheteria do elevador e é possível estacionar ali para começar a subida.

  • O escadório dos cinco sentidos, onde é possível verificar em cada patamar, fontes destacando os cinco sentidos, na ordem: visão, audição, olfato, paladar e tato. E aqui eu preciso confessar que já havia passado lá e não tinha observado, mas ao passar com meu filho mais velho ele me chamou a atenção para a mensagem das fontes. Ao chegar em casa e pesquisar ele estava certíssimo. E interpretou por observação... Ops! Desculpa... Voltando ao texto... Só um minutinho de corujisse... e orgulho... rsrsr.

  • O escadório das três virtudes, também destacando as fontes, em cada patamar, a fé, a esperança e a caridade

E após 581 degraus, o escadório culmina no Terreiro de Moisés, onde se localiza a Fonte do Pelicano e a Estátua de São Longuinho, a que se segue o adro e a Igreja do Bom Jesus, envoltos por belíssimos jardins, dando um colorido especial àquele cenário deslumbrante. Além da vista maravilhosa do escadório visto de cima para baixo e da nossa querida BRAGA.

O JARDIM DO BOM JESUS:


Logo ao lado esquerdo da igreja do Bom Jesus, você irá deparar com uma gruta lindíssima, com águas a cair num ambiente super encantador. Ali você poderá pegar um caminho a direita ou, preferencialmente, uma escada a esquerda e subir. Você chegará a um lago artificial em que poderá inclusive alugar barquinhos para passear.

Foi um cenário que me encantou muito desde a primeira vez que fui. É lindo, místico, misterioso... parece aqueles cenários de filmes como Nárnia, Harry Potter, Crepúsculo... Tire muitas fotos. Elas ficam lindas!

Esse espaço, constitui-se num parque bem arborizado, com diversos jardins e lagos artificiais, sendo o maior, esse com os barcos para alugar que você chegará primeiro vindo do monte, praças como o Terreiro dos Evangelistas e outras infraestruturas. É possível ir direto de autocarro ou de carro para lá e estacionar gratuitamente em frente ao Hotel do Lago.

Se você gosta de natureza, eu super recomendo chegar até lá!


Por: Alexandra Gomide.

Grupo no facebook: Olhar Brasileiro em Braga - Portugal


Sugestões de passeios:

Mais lugares interessantes em Portugal:



NOSSAS MÍDIAS

YouTube   Facebook   Instagram   Twitter





Alugue seu Carro aqui




Reserve seu Hotel aqui


Booking.com

Quem Somos    O Projeto    Mapa do Site    Fale Conosco

© Ficou Mais Fácil