Ficou Mais Fácil Ingressos com desconto

Portugal    

Braga

PORTUGAL

    Ficou Mais Fácil: Viajar

Bem Vindo!

Conheça Braga, a mais mineira das cidades portuguesas. Uma cidade histórica e belíssima no norte de Portugal. A capital iberoamericana da juventude. Viaje conosco e divirta-se com nossas histórias e dicas!

Este portal está em constante atualização, portanto, siga-nos no Facebook e inscreva-se no nosso canal no Youtube, para ser notificado sempre que fizermos novas postagens. Fique em dia com os novos destinos e aventuras. Ajude-nos a manter este portal divulgando o nosso trabalho para seus amigos e parentes.



Descrever Braga não vai ser muito fácil, pois receio precisar de algumas páginas para falar sobre o que a cidade tem a oferecer e ainda falar sobre o meu olhar em cada uma delas. Vou começar descrevendo o que me fez escolher essa cidade para viver, para criar os meus filhos...

Quando resolvemos vir para Portugal começamos a pesquisar sobre algumas cidades que gostaríamos de morar, mas sabíamos que a decisão final só aconteceria quando fossemos pessoalmente a todas elas com esse novo olhar. Ressalto que Braga não estava nessa pesquisa e caso queira saber como chegamos até essa cidade, temos um vídeo no nosso canal do Youtube, contando essa curiosa história.


Não vou percorrer todos os lugares agora nesse texto e já vou começar pelo dia que conheci Braga pela primeira vez... Saímos de Aveiro de carro e seguimos direto rumo a Braga. Nesse momento estávamos apenas eu e meu marido, porque realmente estávamos em busca de um lugar que nos sentíssemos em casa. Um lugar que não fosse apenas gostoso e bonito, mas que tivesse em sintonia com os nossos planos de vida.

Ainda na estrada, mas chegando em Braga, a paisagem já foi nos agradando... Por um momento tivemos a sensação de estar viajando por Minas Gerais, em meio a montanhas e muito verde. Não conhecíamos nada! E nem sabíamos o que tinha na cidade. Pontos turísticos, não fazíamos a menor ideia. Deixamos o GPS nos guiar ao centro... Chegamos numa praça que no dia, não conseguimos observar direito, pois estava cheia e toda enfeitada. Só depois, já morando aqui, soubemos que estávamos na encantadora Praça da República. O que nos fez parar ali então? o MacDonalds... estávamos famintos!


Enquanto meu marido fazia o pedido, comecei a percorrer o meu olhar pelo lugar e pelas pessoas. Queria sentir a energia da cidade. Fui ficando fascinada ao ver tantos jovens e crianças a circular. Por um momento, congelei o olhar em uma mesa com seis crianças (10 a 13 anos no máximo) e me perdi em pensamentos imaginando meus filhos vivendo aquilo. Aquela alegria da juventude, sentados ali com tanta tranquilidade... Sozinhos e tão independentes... Só voltei quando percebi que me olhavam rindo, tentando entender o que eu tinha visto neles... Aquelas crianças me passaram tanta informação... Se soubessem como foram importantes para mim naquele momento... Meu marido retornou tendo a mesma percepção. Começamos a especular: deve ser algum evento... alguma coisa especial para ter tantos jovens... Já estávamos em Portugal a um tempo e sabíamos que crianças e jovens nessa concentração não são comuns no país. Depois viemos saber que apesar de ser a cidade mais antiga de Portugal, com mais de 2.000 anos, em 2012, Braga foi distinguida como Capital Europeia da Juventude e depois em 2016 foi eleita a Capital Ibero Americana da Juventude.


Fomos então caminhar pelas ruas da cidade, olhando e observando minuciosamente não só as coisas ou os lugares, mas principalmente as pessoas. E nesse mesmo dia, voltamos para casa sabendo que era ali que queríamos viver com os nossos filhos. Depois dessa vez, muitas outras idas e vindas, cada vez ficando em um hotel diferente, em uma região diferente para explorarmos tudo, a certeza da assertividade da nossa escolha se fazia presente. Percorríamos bairros, escolas, comércio... enfim, conhecemos o dia a dia dos bracarenses. Conversávamos com eles... aprendíamos a cada dia a estar mais próximo deles. E nos encantávamos cada vez mais...

Aos poucos o nosso olhar passou a ser de quem queria descobrir o que, agora nossa cidade, teria a oferecer. E que grata surpresa! A cidade é linda! E oferece muitas possibilidades de passeios maravilhosos. É uma cidade rica em história, em arquitetura e atividades culturais. O clima aqui é para quem gosta de fortes emoções... Você consegue viver as quatro estações do ano em um mesmo dia... Além das temperaturas marcantes no verão, muito quente e no inverno, muito frio. Mas nada que uma roupa e um ambiente adequados não resolvam. Quem já tem o hábito de viajar muito, assim como nós, adapta-se fácil. Mas aconselho estar com as malas sempre preparadas para essa oscilação.


Passear pela cidade é se deparar com paisagens lindas a todo momento. Prepare-se para muitas fotos. Em cada esquina você achará um motivo para querer registrar. Se estiver no centro histórico... Vai enlouquecer com tanta beleza! Afinal, a cidade possui uma história milenar que se iniciou na Roma Antiga, quando foi fundada em 16 a.C. como Bracara Augusta, numa homenagem ao imperador romano Augusto.
Braga tem uma igreja em quase toda esquina... rsrsr. Cada uma mais imponente que a outra. A exuberância do barroco está presente por toda cidade, nas igrejas, nos palácios, nas construções... E mesmo na parte baixa da cidade, já é possível contemplar o Santuário do Bom Jesus do Monte e o Santuário do Sameiro, que para deslumbrar de vez, permanecem acesos durante à noite, podendo ser admirados de longe também.


Braga é uma cidade muito florida. Seja nas sacadas ou varandas das casas e apartamentos ou nos vários jardins espalhados pela cidade, você poderá observar muitas flores de diversas cores e variedades, numa geometria calculada e harmonizada por toda cidade.

As festividades da cidade também são bem marcantes. Se conseguir conciliar o seu passeio na cidade a uma dessas festas, pode ter certeza, vai se apaixonar. Registramos a Noite Branca em vídeo e lá dá para se ter uma ideia dessa energia.


Enfim, em Braga tem muita coisa para fazer e para visitar. Vou organizar esses passeios em tópicos para facilitar a sua pesquisa e organização do seu roteiro. Sugiro um tempo mínimo de três dias, para visitar os pontos principais de Braga, mas saiba que muita coisa ficará sem ser vista.


Por: Alexandra Gomide.

Grupo no facebook: Olhar Brasileiro em Braga - Portugal


Sugestões de passeios:

Mais lugares interessantes em Portugal:



NOSSAS MÍDIAS

YouTube   Facebook   Instagram   Twitter





Alugue seu Carro aqui




Reserve seu Hotel aqui


Booking.com

Quem Somos    O Projeto    Mapa do Site    Fale Conosco

© Ficou Mais Fácil