Ficou Mais Fácil Ingressos com desconto

Portugal    

Barcelos

PORTUGAL

    Ficou Mais Fácil: Viajar

Bem Vindo!

Aqui a visita a Barcelos, uma encantadora cidade medieval no norte de Portugal. Viaje conosco e divirta-se com nossas histórias e dicas!

Este portal está em constante atualização, portanto, siga-nos no Facebook e inscreva-se no nosso canal no Youtube, para ser notificado sempre que fizermos novas postagens. Fique em dia com os novos destinos e aventuras. Ajude-nos a manter este portal divulgando o nosso trabalho para seus amigos e parentes.




Que passeio agradável! Barcelos é uma cidade encantadora e local iza-se a aproximadamente 25 km de Braga. Uma cidade medieval fortificada com ruas enfeitadas por suas casas barrocas e muito artesanato, alegrando ainda mais a cidade. O seu artesanato mais famoso, hoje símbolo de Portugal, é o belíssimo "Galo de Barcelos" bem colorido. Se vens à Portugal, tens que levar um Galo desses de lembrança...


Diz a lenda, que após um crime cometido na cidade, os moradores estavam apreensivos pois não haviam descoberto o culpado. Nesse período, um peregrino a caminho de Santiago de Compostela que passava pela cidade, acabou sendo o maior suspeito. O rapaz foi condenado à morte por enforcamento. Entretanto, antes da sua execução, pediu para se encontrar com o juiz que o havia condenado. Chegando à casa do juiz, havia um banquete em que um galo assado seria servido. O peregrino declarou novamente a sua inocência e, perante a descrença de todos os presentes, apontando para a comida que se encontrava em cima da mesa, disse: "Se eu for inocente, este galo irá cantar três vezes". E foi assim, que o que parecia impossível aconteceu. No momento em que o peregrino estava prestes a ser enforcado, o galo ergueu-se, mesmo assado, e cantou três vezes. O juiz ficou tão admirado com o ocorrido, que libertou o rapaz. Mais tarde, o peregrino voltou a Barcelos e fez erguer um monumento em louvor à Virgem Maria e a São Tiago. E foi assim que os coloridos galos de cerâmica começaram a ser vendidos por todo o país como símbolo de boa sorte. E por todo cantinho que caminhe em Barcelos você os encontrará. Lindos!!! Não deixe de tirar uma foto... rsrsr.


Fomos a Barcelos, não pelo Galo, mas sim pelo artesanato em cobre. Realmente queríamos um porta guarda-chuvas trabalhado em cobre. Então nossas amigas portuguesas, carinhosamente, nos levaram até lá, para comprarmos direto da fábrica. Super indicamos para quem gosta! A fábrica já está a completar seus 100 anos de existência... Tudo feito artesanalmente! Peças únicas e maravilhosas! Fomos atendidas por dois senhores super simpáticos, pai e filho, e ali proseamos por um longo período. Sinceramente, não dava vontade de sair dali... Saímos tão encantadas que esquecemos de pegar o contato. Mas não se preocupe, voltaremos lá e depois colocaremos ao final do texto. É impressionante como aprendemos mais e mais, com as pessoas que vamos conhecendo nessa nossa caminhada. Como tem gente boa e sábia nesse Portugal! #cadadiamaisapaixonada


Bom, artesanatos à parte, Barcelos tem muito mais a oferecer. Começamos o passeio pelo Largo da Ponte Nova que é a praça central e onde se encontra a Igreja do Bom Jesus da Cruz, com a sua origem também associada a um milagre: o aparecimento de uma cruz de terra preta no recinto das feiras em 1504. Essa que hoje vemos no estilo Rococó, foi construída em 1710 e lá dentro você encontra painéis de azulejos. É nela que ocorre o mais importante feriado religioso da cidade: a Festa das Cruzes. Ainda no largo, podemos ver uma fonte bem bonita ao centro, um galo bem grande e colorido e um belo Jardim Barroco, com padrões geométricos do séc. XVIII. Também é possível subir na Torre da Porta Nova, a única que restou das muralhas que circundavam a cidade no século XV. Sofreu muitas alterações ao longo dos séculos e hoje lá dentro funciona o Centro de Artesanato, com vários galos de Barcelos feitos por artistas locais. Também é possível subir até o topo da torre para desfrutar de uma bela vista da cidade e vale a pena. A visão é bem bonita! Com direito a uma panorâmica privilegiada da cidade e do Rio Cávado. A entrada na torre é gratuita.


Caminhando pela cidade fomos até às ruínas do Paço dos Duques de Bragança, do século XV, hoje convertidas num museu arqueológico ao ar livre. Este local também exibe um cruzeiro que descreve a história do Galo de Barcelos. Gostamos muito desse lugar! Além de ver o antes e o depois, é possível ter a noção dos cômodos do castelo, além da vista para o Rio Cávado, a ponte medieval, o Caminho de Santiago e a cidade de Barcelinhos, do outro lado do rio. A Igreja Matriz de Barcelos fica logo em frente, um templo gótico, remodelado no século XVI. Em frente também tem o pelourinho, construído no mesmo século. Chegamos bem próximo ao rio para podermos contemplar a Ponte Medieval que liga Barcelos a Barcelinhos. Ela é bem bonita! Em pedras góticas, é possível ver tranquilamente os seus arcos desiguais. Essa ponte foi de grande importância estratégica para as comunicações e relações comercias na idade média.


Passamos por muitas ruas gostosas de caminhar e observar as construções e o comércio local. Há vários largos e pracinhas bonitinhos também. Vale uma circulada pela cidade. Mas para quem está de passagem pela região, um dia em Barcelos é suficiente para completar o seu roteiro no norte de Portugal.


Se tiver mais tempo, vale conhecer também a Feira no Campo da República que acontece todas as quintas-feiras e atrai compradores e visitantes de toda a região. A famosa Feira de Barcelos é um evento essencialmente rural, com bancas de frutas e legumes sazonais, queijos caseiros e bonitas peças de cerâmica, bem como todo o tipo de artesanato, em que o protagonista é naturalmente o galo de Barcelos... Rsrsrs. Para nós que estamos em Braga, fica fácil um bate-volta. E recomendamos!

Mais lugares interessantes em Portugal:



NOSSAS MÍDIAS

YouTube   Facebook   Instagram   Twitter





Alugue seu Carro aqui




Reserve seu Hotel aqui


Booking.com

Quem Somos    O Projeto    Mapa do Site    Fale Conosco

© Ficou Mais Fácil